segunda-feira, 21 de maio de 2007

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007




Cortegaça - Formação em jardinagem para desempregados



A CRECOR vai promover um curso de educação e formação de adultos na área da jardinagem e dos espaços verdes. O curso destina-se a homens e mulheres com idade superior a 18 anos, que se encontrem desempregados há menos de um ano e possuam como habilitações o 6º ano completo. O curso confere certificação profissional e equivalência escolar ao nível do 9º ano. Com uma duração de 2007 horas (aproximadamente 15 meses), esta acção de formação terá início em Janeiro de 2007 e terminará em Março de 2008. Durante a acção, os formandos terão direito a bolsa de formação, subsídios de alimentação, acolhimento de crianças e transporte e seguro de acidentes pessoais. As inscrições e informações devem ser solicitadas na CRECOR, na Praceta Centro d’Villa, em Cortegaça, ou pelo telefone 256 754 413, até ao próximo dia 7 de Dezembro.

segunda-feira, 1 de janeiro de 2007



Crecor assinala final do primeiro período com convívio entre alunos e professores

A Crecor, que este ano abraçou o projecto de dinamização das actividades de enriquecimento curricular em Cortegaça, procurou levar um pouco de alegria à escola da praia da freguesia. Assim, para marcar o final do primeiro período de actividades, a Crecor decidiu fazer uma festa que juntou professores e crianças num dia divertido.Com um lanche bem recheado, as crianças conviveram livremente com os monitores e professores. Já com as barrigas mais confortáveis, as crianças surpreenderam a plateia com coreografias bem divertidas ensaiadas espontaneamente pelos próprios alunos. No final ficaram as prendinhas e os melhores votos foram trocados entre adultos e crianças num espírito de verdadeira alegria natalícia.

sábado, 23 de dezembro de 2006



Cortegaça - CRECOR promove Sarau de Natal

No passado dia 15 de Dezembro, a Crecor promoveu mais um Sarau de Natal na freguesia de Cortegaça. Desta vez o sarau para além de contemplar as actividades que durante todo o ano decorrem na Crecor, teve a participação da Escola de Gavinho e das Actividades de Enriquecimento Curricular da Freguesia. Numa noite que se mostrou fria, inúmeras foram as pessoas que assistiram ao espectáculo contribuindo para uma adesão inédita a esta actividade.O sarau, cujas apresentações procuraram lembrar a época natalícia contou, com a participação de cerca de 200 crianças da Escola de Gavinho, da Escola de Música e das Actividades Desportivas da Crecor. Mas porque o Natal não é só tempo de festa, neste sarau a Crecor procurou lembrar-se das pessoas carenciadas do concelho. Para o efeito todos os participantes foram convidados a oferecer produtos alimentares para contribuir para o Banco de Ajudas da instituição. E a prova de que o espírito solidário se revela nestas épocas ficou patente na quantidade significativa de produtos obtidos.Das músicas de Natal ao Hip Hop, dos violinos ao teatro, do Ninjutsu à dança este espectáculo prolongou-se por duas horas de intensa actividade, no qual as crianças revelaram o resultado dos seus ensaios mostrando os seus dotes artísticos mais escondidos. No final não faltaram os aplausos e os agradecimentos das entidades presentes para uma tradição da freguesia, agora ainda mais forte pela associação de diversas entidades a esta iniciativa.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006



"Chico Lua" - Espectáculo de marionetas faz as delícias dos mais pequenos

As Férias de Natal de muitas crianças tornaram-se diferentes no dia 20 de Dezembro. A Crecor, no âmbito do desenvolvimento das suas actividades culturais, promoveu um espectáculo teatral apresentado pela companhia Beto Hinça trazendo uma história bem colorida pelos originais fantoches.Durante a tarde o salão paroquial da freguesia de Cortegaça encheu-se de crianças das mais diversas idades que se fizeram acompanhar dos pais e avós, ou vieram em grande grupo de instituições do concelho. Ao longo de uma hora todas ouviram a história do amor de Ofélia e Araújo ao longo dos anos. Recriando diversas peripécias do quotidiano destas duas personagens foi fácil arrancar as gargalhadas dos mais pequenos. Numa peça bem interactiva o público vibrou com a história e com a sua moral de preservação da natureza e respeito pelos mais antigos. No final, a plateia aplaudiu a um final bem feliz desta história: o casamento da Ofélia e Araújo.

sábado, 29 de julho de 2006



Música anima Cortegaça

No passado dia 28 de Julho a Crecor promoveu mais uma iniciativa cultural na freguesia de Cortegaça. Desta vez, o público teve a oportunidade de assistir a um espectáculo musical, no qual participaram as crianças da Escola de Música da Crecor e do projecto "Animar e Educar para o Futuro" promovido por esta instituição.Neste espectáculo, que contou com casa cheia, as crianças mostraram ao público os frutos do trabalho de um ano lectivo passado na companhia desta associação. Subordinado ao tema "Anos 70", com o lema recordar é viver, foi bom ver miúdos e graúdos a cantar em uníssono músicas de Elvis a Bee Gees, passando pelos Village People ou Gloria Gaynor. Mas como esta época não ficou apenas marcada pelas vozes internacionais, as crianças procuraram recriar vozes como as da Tonicha, Manuela Bravo, Paião ou José Cid.A teatralização de músicas, séries ou vídeo clips marcaram a interpretação do projecto "Animar e Educar para o Futuro". Já a escola de música prestou provas do seu trabalho mostrando actuações de violino, piano e flautas, realçando-se ainda o canto em conjunto ou individual (à capela) dos seus alunos.Num espectáculo, que se revelou como muito interactivo, para além da animação, as crianças tiveram a oportunidade de reviver a época dos seus pais, vestindo-se a rigor e aprendendo as letras das músicas que ficaram no ouvido dos mais velhos. O espectáculo terminou com as palavras de algumas das entidades presentes. A vereadora da Cultura, Conceição Vasconcelos, reforçou que este espectáculo musical, sendo totalmente dinamizado pelas crianças, se revelou como uma chuva de talentos, para muitos escondidos, mostrando que com muito empenho e imaginação da equipa técnica, dos professores e das crianças, consegue-se realizar um espectáculo inesquecível. Já Sérgio Morais afirmou que dos muitos espectáculos musicais que a Crecor tem dinamizado, este foi indiscutivelmente melhor, uma vez que permitiu às crianças expressar as suas facetas artísticas enquanto divertiam o público presente.No final, e apesar do cansaço estampado no rosto das crianças, todos sorriam na certeza do esforço recompensado. Ficando a certeza de que a atenção nos talentos infantis, quando existe uma forte motivação e dedicação, produz os seus frutos. E para a Crecor a aposta no público infantil é de certeza uma aposta ganha!

domingo, 16 de julho de 2006



“O Destino da Cigarra” em Cortegaça

No passado dia 15 de Julho, ainda no âmbito do 21.º aniversário da Crecor, Cortegaça recebeu a actuação do grupo de teatro "Sol D’Alma" do Grupo de Acção Social de S. Vicente de Pereira. A peça teatral "O Destino da Cigarra", baseada na fábula de La Fontaine "A Cigarra e a Formiga", conta a história de um formigueiro trabalhador, fascinado com o canto de uma cigarra, e na conspiração que se gera em torno da fama e da sedução desta personagem. O desempenho de personagens como o mago, o cogumelo, o pica-pau, a formiga polícia a cigarra e as demais formigas realçam o profissionalismo voluntário dos actores. Através de uma encenação exemplar e de um guarda-roupa que não deixou ninguém indiferente, todo o público se envolveu tentando descobrir qual o destino da cigarra. A peça que decorreu no Auditório Paroquial de Cortegaça contou com público de todas as idades, atraídos pela peça e também pelo grupo de teatro que já apresentou a peça "O Principezinho" na freguesia de Cortegaça. Tal como afirmado pela Direcção da Crecor e pelo encenador do grupo, resta apenas que o público esteja mais sensível à cultura que se faz bem próximo das suas casas e participe enchendo as salas de espectáculo do concelho.